Doença celíaca

A doença celíaca  é uma inflamação do intestino delgado, que se desenvolve em indivíduos geneticamente  predispostos,  desencadeada pela exposição ao glúten (proteína presente no trigo, cevada, e centeio) e causa atrofia e prejuízo à função de absorção dos alimentos.

Embora classicamente uma doença de crianças, a doença celíaca frequentemente se apresenta mais tardiamente, e pode ser diagnosticada em qualquer faixa etária. Os sintomas mais frequentes são: diarreia, distensão abdominal e flatulência.

Seguidos de  atraso no crescimento, emagrecimento, anemia, distúrbios neurológicos e osteopenia e/ou osteoporose

Todos os testes devem ser realizados enquanto os pacientes estão em dieta sem a exclusão do glúten. O diagnóstico é estabelecido quando existe uma concordância entre os resultados dos exames de sangue e a biópsia do intestino feita pela endoscopia.

Elementos-chave no tratamento dessa doença: consulta com um nutricionista qualificado, aderência à dieta sem glúten a longo prazo, educação sobre a doença, identificação e tratamento de deficiências nutricionais e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar